Thursday, January 29, 2015



Guia turístico em português em Praga




DAVID ČERNY

O mais famoso escultor tcheco









As pessoas o amam ou o odeiam: o artista David Cerny tem uma maneira especial de se manter constantemente em foco. Nascido em Praga em 1967, sua ascensão ao título de enfant terrível da República Tcheca começou em 1991, quando ele, juntamente com alguns amigos, decidiram pintar um tanque soviético - um monumento à libertação da Tchecoslováquia em 1945 – em cor de rosa.




Černý, 18 anos depois, ganhou as manchetes internacionais com sua escultura "Entropa" em 2009. Para marcar o início da presidência tcheca da UE, foi encomendada uma peça, a ser realizada em colaboração entre Černý e artistas dos 27 países da UE. No entanto, acabou por ser o resultado de um projeto criado apenas por Černý e dois amigos, que representa os países membros através dos estereótipos satíricos, como um banheiro turco para a Bulgária, ou a Itália como um campo cheio de jogadores de futebol se masturbando.



Sua peça mais recente, criada no ano dos Jogos Olímpicos, tinha muitas características próprias e o artista conseguiu atrair a atenção mundial. Feita a partir de um velho ônibus de dois andares "Lonodon Booster”, propunha uma representação impulsionador do Routemaster em treinamento, com seus dois braços gigantes fazendo flexões.






Arte em espaços públicos
Junto com a capacidade de Černý para atrair as pessoas, e as enfurecer, parte de seu fator de visibilidade se deve ao facto da maioria de suas esculturas poderem ser encontradas em espaços públicos. Tranquilamente escondidas em esquinas, ou curiosamente acima das torres, muitos de seus trabalhos podem ser encontrados nas ruas de Praga. Às vezes, se adicionam ao caráter da cidade, e em outros casos a definem, com suas peças fornecendo pontos de interesse em toda a cidade. Você pode encontrá-las por acaso, as visitar e contemplar, ou apenas as apreciar como parte da paisagem.





Quo Vadis
Tal como acontece com a peça de reforço de Londres, este é um outro objeto inanimado com características humanas. Um de seus primeiros trabalhos - criado depois da revolução, em 1990 - "Quo Vadis" é um carro Trabant vermelho com quatro pernas. Originalmente exibido na Praça da Cidade Velha, como parte da exposição "Pátios da Cidade Velha ", em 1991, Quo Vadis foi colocado permanentemente nos jardins da Embaixada da Alemanha em 2001, onde ainda se encontra hoje. Feita de fibra de vidro, a peça comemora o êxodo de alemães orientais acampados no terreno da embaixada antes de ser concedida a permissão para viajar livremente para a Alemanha Ocidental em 89. Entre os 4.000 alemães que estavam estacionados ali, muitos deixaram seus Trabants atrás. Al´me das quatro pernas, o Trabant de Černý tem seu próprio par de bolas.





Urinar



O trabalho de Černý "Piss", de 2004, refere-se ao urinar. Tem duas figuras de bronze girando os quadris e movendo seus órgãos genitais masculinos, de onde fluem jatos e escrevem citações de famosos escritores tchecos em uma piscina com a forma da República Checa. Se você ligar para o número indicado, perto da escultura, você pode enviar uma mensagem de texto e as figuras escrevem as palavras das mensagens. Em uma entrevista de 2009 a Černý, feita pelo The New York Times, foi escrito acerca do seu pensamento: "Para o Sr. Černý ... são um comentário auto-depreciativo sobre os tchecos, diz ele que cerraram os dentes em séculos de invasão e ocupação, apenas resistindo e raramente ganhando. "Piss está em Malá Strana na entrada do museu Kafka, no Brickyard Herget (Hergert Cihelna).O trabalho de Černý "Piss", de 2004, se refere ao urinar. Tem duas figuras de bronze girando os quadris e movendo seus órgãos genitais masculinos, de onde fluem jatos e escrevem citações de famosos escritores tchecos em uma piscina com a forma da República Tcheca. Se você ligar para o número indicado, perto da escultura, você pode enviar uma mensagem de texto e as figuras escrevem as palavras das mensagens. Em uma entrevista de 2009 a Černý, feita pelo The New York Times, foi escrito acerca do seu pensamento: "Para o Sr. Černý ... são um comentário auto-depreciativo sobre os tchecos, diz ele que cerraram os dentes em séculos de invasão e ocupação, apenas resistindo e raramente ganhando. "Piss está em Malá Strana na entrada do museu Kafka, no Brickyard Herget (Hergert Cihelna).


O Cavalo




Uma das peças mais conhecidas de Černý, "cavalo" é uma enorme estrutura que pende do teto na passagem Lucerna, muitas vezes cercado por turistas tirando fotos. Criado em 1999, a escultura em poliestireno se destinava originalmente a serpendurar na sala da principal estação de correios, na rua Jindrisska, mas como está escrito na página oficial de Černý, o diretor do escritório dos Correios tchecos disse que era "demais", sem especificar exatamente o que isso significava. Sua localização atual, um lugar que tem sido o lar para a peça desde 2000, lhe dá um destaque maior, estando mais perto da estátua de São Venceslau, da qual é uma paródia. Você quase pode tocar a língua da boca abaixo do cavalo morto. Na parte superior (na barriga do cavalo) está o seu dono.



Hanging Out / Viselec





Outra das esculturas penduradas de Černý, que inesperadamente chamou a atenção há alguns anos, é o "Hanging Out". Surpreendeu mais quando se soube que era Černý, pois a forca parecia um pouco ser uma partida de seus outros trabalhos. No entanto, ela provou ter o mesmo valor de choque que algumasdas suas outras obras: quando foi apresentado em Grand Rapids, Michigan, nos EUA, havia muitos telefonemas de pânico, porque as pessoas pensavam que a escultura era alguém que tentou o suicídio. Criada em 1997, a pequena figura de Sigmund Freud dependurado em seu braço direito e com a outra mão no bolso esquerdo, se diz refletir os pensamentos de Černý sobre o papel do intelectual no novo milênio. Localizado na rua Husova perto da Betlemske náměstí, a figura de barba fez as rondas de Malá Strana, Berlim, Estocolmo e Londres.


Torre dos bebês e mais bebês



Visitando um dos monumentos mais importantes da cidade, a "torre dos bebês" é certamente o trabalho mais visível em Praga de Černý. Desde 2001 que se instalaram definitivamente 10 pequenas figuras em fibra de vidro na Torre de TV de Zizkov. Estes bebês, no entanto, foram apresentados pela primeira vez em 1994, no Museu de Arte Moderna, em Chicago, seguido por aparições em várias outras cidades, como Londres. O projeto da torre foi realizado em 2000 - o ano em que Praga foi a Capital Cultural da Europa. Černý, vivendo na época em Zizkov, foi convidado para criar um projeto temporário em honra da ocasião. Devido à grande popularidade dos bebês para o público, foi decidido que eles iriam ficar. Se os quiser ver de perto, existem três bebês de bronze rastejando pelo chão em uma esquina próxima ao Museu Kampa.


Brownnosing




Localizado no jardim do Centro Futura de Arte Contemporânea em Smíchov, a peça "Brownnosing" de Černý tem duas gigantescas metades inferiores do corpo, se podendo subir as escadas e colocar a cabeça no seu ânus para ver vídeos (os chamados Nemesis de Černý) de Václav Klaus e do ex-diretor da National Gallery Milan Knížák, alimentando um ao outro, com a música "We Are The Champions".



Armas e Tubarão





Quatro canhões negros gigantes, que se enfrentam uns aos outros e fazem vários sons que não são ruído de disparo, estão expostos a longo prazo no pátio da Amoya (Artbanka - Museu de Arte Jovem). Criado em 1994, a peça foi instalada no antigo World Trade Center, em Nova York. Sobre "Tubarão" (2005), uma peça polêmica, o autor diz ser uma paródia direta de Damien Hirst "A Impossibilidade Física da Morte na Mente de Alguém Vivo". Está permanentemente localizado em uma pequena sala no lado esquerdo, também no palco do pátio Amoya.


Visite Praga com o nosso guia privado: www.visita-praga.eu

No comments:

Post a Comment